ORIENTE-SE COM SEU FARMACÊUTICO ! ! !

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Vigilância em Saúde lança alerta epidemiológico sobre Ebola

                                             EBOLA

A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está orientando todas as unidades de saúde e o município em geral para a situação envolvendo o surto do vírus Ebola na África e a eventual necessidade de adotar procedimentos preventivos na capital gaúcha. Os alertas epidemiológicos são procedimentos padrão acionados pela secretaria sempre que há necessidade de informar a comunidade e os órgãos de saúde sobre situações de risco epidemiológico, mesmo que sejam remotos, como é o caso do Ebola.    

A Organização Mundial de Saúde declarou, no último dia 08 de agosto, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em decorrência do surto de vírus Ebola na Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria (países da África Ocidental). O Ministério da Saúde publicou, no mesmo dia, o Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola (DVE), onde consta a seguinte definição de casos suspeito: 
Caso suspeito: indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de país com transmissão atual de Ebola (Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria – OMS) que apresentem febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarreia sanguinolenta, gengivorragia, enterorragia, hemorragias internas, sinais purpúricos e hematúria. 

O período de incubação pode variar de 1 a 21 dias e a transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres), ou do contato com superfícies e objetos contaminados. A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis ressalta que, se ocorrer atendimento de caso suspeito de Doença pelo Vírus Ebola em serviço público ou privado, deverão ser adotados os procedimentos de biossegurança (precaução de contato), notificada imediatamente a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis pelos telefones convencionais e plantão 24 horas (celular à noite e nos finais de semana) e acionado o Samu 192, que realizará o transporte do paciente para o Hospital de Referência, que é o Hospital Conceição.  

A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde está repassando às unidades de saúde, juntamente com o Alerta Epidemiológico, o Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola (DVE), que dará sustentação técnica aos encaminhamentos que a Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis adotará mediante um caso suspeito.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=171725&VIGILANCIA+EM+SAUDE+LANCA+ALERTA+EPIDEMIOLOGICO+SOBRE+EBOLA

Nenhum comentário: