Furosemida, medicamento que atua na Alça de Henle, aumentando de forma intensa a excreção de urina e sódio pelo organismo, é normalmente prescrito no combate ao edema, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial e outras patologias, está presente na lista de medicamentos mascarantes proibidos, constante na cartilha "Informações Sobre o Uso de Medicamentos no Esporte", divulgada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Também utilizada para perder peso, acaba por ser incluída erronemente, pela população, como um medicamento de baixo risco, ou seja, culturalmente é utilizada de forma indiscriminada.
Mesmo uma pessoa bem instruída, assessorada por profissionais da saúde, como a nossa campeã Daiane dos Santos, acaba por ser vítima dos perigos relacionados com o consumo de medicamentos.
No caso de Daiane dos Santos, os problemas estão relacionados com o dopping esportivo e suas conseqüências.
Já, nos casos de uso indiscriminado de medicamentos que encontramos na população comum, os problemas podem apresentar conseqüências muito mais indesejadas, relacionadas aos efeitos adversos e interações com outros medicamentos.
Vale lembrar, não existe nenhum medicamento totalmente livre de efeitos indesejados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário